Dicas e Diagramas XXXI


Os “anjos da guarda” dos reparadores

Na edição anterior de “Dicas e Diagramas” apresentamos o transformador de isolamento, que serve para evitar choques pelo contato com chassis “vivos” de rádios antigos tipo CA/CC. Agora descreveremos o interruptor diferencial-residual, IDR, um dispositivo operado por correntes de fuga e que pode atuar na proteção contra choques elétricos na oficina de reparações. Para arrematar, comentaremos também a tomada de três pinos e o resistor de drenagem, um componente pouco lembrado, mas que serve para descarregar capacitores do circuito que poderiam armazenar cargas perigosas. (Imagem: Bing Creator, IA).

Os que nos acompanham em ANTENNA há tempo já sabem: as tensões existentes nos aparelhos valvulados podem ser letais. Reparações, manutenções ou restaurações nesses equipamentos devem ser realizadas por quem tenha conhecimento e prática no manuseio de aparelhos que oferecem risco de choques elétricos, adotando as indispensáveis medidas de segurança.

Com o interesse crescente pelos rádios valvulados, temos insistido muito nesse tema: de acordo com as estatísticas da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade, Abracopel, foram registrados 2.089 acidentes elétricos no Brasil em 2023, resultando em 781 mortes. Boa parte desses acidentes ocorreu em ambientes residenciais, envolvendo consumidores que tentavam realizar instalações ou reparações inadequadas em aparelhos elétricos ou eletrônicos.

* PY3ET – Antennófilo desde 1954.

Deixe um comentário