Satélites para iniciantes

Este artigo é baseado em nossa recente experiência em ouvir satélites de radioamadores ou não, como os cubesats, que utilizam nossa faixa de UHF para transmitir seus sinais de telemetria ou CW puro. E isso é o que nos interessa por ora, pois operar satélites é algo que exige um certo conhecimento, porém dá muitas alegrias, mesmo para quem consegue apenar ouvir os beacons em telegrafia.

Iniciamos montando uma antena turnstile conforme divulgado anteriormente. Porém, já estamos pensando em outra coisa com maior ganho, como uma Yagi de muuuuitos elementos. Isso ajuda na hora de receber os sinais dos satélites que, em alguns casos, chegam aos miliwatts.

O bom é que os sinais vindos lá do espaço em UHF praticamente não são interferidos pelos fenômenos atmosféricos, pois temos ouvido alguns deles com sinal, mesmo em tempo nublado.

O PROGRAMA

O melhor, preferido por todos os colegas que operam via satélite, é sem dúvida alguma o Orbitron (https://www.stoff.pl/). Ele é grátis e funciona maravilhosamente bem. Apenas algumas dicas gerais que te passo e, desde já, vou avisando que ele funciona em Linux também, através do WINE.

*A cargo de Ademir – PT9HP

Deixe um comentário