Prezados leitores,
Antenna é uma revista cuja trajetória inicia-se em abril de 1926. Iniciativa do engenheiro geographo Elba Dias, então funcionário dos Telégrafos, que havia recebido, dois anos antes, autorização do governo para adaptar uma emissora telegráfica, dando origem a uma nova rádio, instalada em frente ao Largo da Carioca, no alto da Livraria Globo. Foi um dos pioneiros na arte do telegrapho sem fio em nosso país.
Elba Dias foi sucedido, em 1941, na direção da revista, por Gilberto Affonso Penna, então advogado e radioamador (PY4CM e, posteriormente, PY1AFA). Sua administração à frente de Antenna Edições Técnicas e das revistas Antenna e Eletrônica Popular perdurou até a década de noventa do século passado. Seus filhos, Gilberto Affonso Penna Júnior e Maria Beatriz Affonso Penna, assumiram a publicação da revista após sua aposentadoria por questões de saúde.
Durante quase três décadas, a partir de sua fundação, a revista foi, praticamente, a única referência técnica existente em Língua Portuguesa para aqueles que militavam na área e, assim, seu legado para a tecnologia nacional é inestimável, tendo impulsionado as carreiras de muitos profissionais de tecnologia do país, incluído este que escreve estas linhas.
Antenna paralisou sua publicação impressa em 2007. Houve, a partir do desenvolvimento da Internet, mudanças significativas no mercado editorial e, hoje, não são muitas as publicações que sobrevivem na forma tradicional na área da Eletrônica.
Assim, reconhecendo a importância da Revista Antenna, e da Editora Antenna, nos propusemos, com a autorização da Sra. Maria Beatriz Affonso Penna, responsável atualmente pelo grupo editorial Antenna, a publicar, mensalmente, artigos técnicos e eventuais republicações de textos antigos, que contem a história da revista e, por consequência, a história da Eletrônica em nosso país.
Necessário dizer que os que colaboram com a edição on-line o fazem de forma gratuita e que cedem seus conhecimentos da mesma forma. Os direitos de cópia estão protegidos e esta não pode ser feita, por qualquer meio, sem autorização expressa de seu autor.
Esta publicação não tem vínculo comercial de qualquer espécie com Antenna Edições Técnicas e as opiniões e o material dos artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
E, por fim, lembramos que Antenna Edições Técnicas continua em atividade, na Internet. Se quiserem saber mais sobre ela e adquirir livros, revistas e outras publicações, auxiliando na manutenção da primeira editora de rádio e eletrônica do Brasil, basta visitar o site www.anep.com.br
Marcelo J. O. Yared
Antennófilo.
Marcelo yared parabéns
Obrigado, xará! fique atento que todo o mês teremos novidades!
Parabéns pela iniciativa. Divulguem mais. Leio Antenna desde que me conheço por gente( também Eletrônica Popular). Isso remonta a 1962. É um ícone literário na eletrônica.
Obrigado Carlos! Esperamos mantê-la por bastante tempo.
Show! Excelente iniciativa, Marcelo! Parabéns pelo empenho e parabéns a todos os colaboradores! Obrigado por manter viva as memórias desta saudosa revista.
Obrigado, Maurício. Se não me engano, alguns dos painéis deste HA-II da análise foram restaurados por você, não? Ficaram ótimos! Abraço,
Gostei
Obrigado Alcidinei!
Assuntos interessantes
Poxa como e bom ver a revista voltando com otimos artigos que sempre precisamos gosto muito da parte sobre antenas falta muito material em língua portuguesa parabens e muito sucesso PY1AX TONY QRV
Obrigado, Tony! Quem sabe com a ajuda dos amigos possamos reativar QSP e as seções de radioamadorismo. Abraço.
Parabéns, Marcelo! Antenna vem suprir uma lacuna deixada no mercado editorial brasileiro sobre Audio, Telecom e Eletrônica desde 2007! Sucesso!
Obrigado, Alex!
Parabéns Marcelo, uma grande iniciativa.
Tenho muita saudades da Antenna e Eletronica Popular.
Obrigado Manoel!
Que surpresa agradável! Estávamos todos saudosos de uma publicação técnica sobre eletrônica como Antenna. Tive o prazer de ser assinante, leitor, colaborador da revista, amigo e confrade de Gilberto Affoso Penna. Parabéns pela iniciativa! ─ Dante V. Efrom (PY3ET).
Obrigado Dante! Esperamos manter o nível vida revista dentro do legado pelo “Bigode” e por seus filhos. Abraço!
Nossa q legal. Em 1979 meu irmão comprou um rádio px Lafayette 14 canas, e ei ele comprou a primeira revista ANTENA, pelas várias dicas q tinha sobre o px. Aí passamos a comprar todo mês, até q ela sumil das bancas de jornal.
Me deu muita saudade daquela época.
Legal
Feliz com a notícia. Fui leitorassíduo das duas – Antena e Eletrônica Popular. Tenho-as ainda guardadas – são dezenas e dezenas. Fez parte de todo o meu preparo em eletrônica e telecomunicações.
O saudade gente. Lembro ainda da última vez que estive lá para comprar uns livros e vi o senhor Gilberto. Como o tempo passa rápido. Uma verdadeira viajem no tempo. Gostava muito da parte de radioamadorismo e dos caos do TVKX.
Sucesso nesta nova jornada.
Obrigado, Edson!
Excelente trabalho, fiquei muito feliz em encontra-los, no passado a revista me ajudou muito
na iniciação do mundo da eletrônica.
Muito obrigado
Att
Edemir Carlos
Nós é que agradecemos, Edemir.
Forte abraço,
Puxa como é bom reviver aqueles saudosos e bons momentos da Revista Antena. Hoje ainda mais difícil com a propagação (sem trocadilho) do uso da Internet.
Estão todos de parabéns.
73 Cesar – PY1SW
Obrigado, César!
E muito gratificante ver textos novos publicados de forma antiga da nossa querida revista Antena e Eletronica popular, Sempre gostei do TVKX um delicioso texto tecnico com muita informação e humor.
Parabens pela iniciativa, só tomei conhecimento hoje da publicação fev. 2021.
Obrigado Carlos!
Bom dia! Sou professor, antigo leitor (comecei a ler na década de 1980) e estou divulgando o acesso para os professores das Etecs do estado de São Paulo.
Obrigado, Francisco!
Bo noite.Que bom reencontrar a ANTENNA a tempo andava a sua procura Abraço a Maria Beatriz que a muito tempo não a vejo.Preciso do seu endereço pois quero escrever pessoalmente a ela. Aqui Arapongas Paraná.
Prezado Reinaldo,
Muito bom você ter gostado. A Sra. Beatriz pode ser contactada nos telefones de Antenna Edições Técnicas. Os telefones são (21) 2557-3960 e (22) 2523-3358.
Vamos repassar a ela seu e-mail, e esta mensagem.
Abraço,
Prezados.
Não conhecia a revista e a conheci através de link em debate de grupo de WhatsApp sobre uma análise feita de aparelho de som por técnico aqui nesta revista.
Acabando de ler o artigo, viajei no tempo e em conhecimento em matérias aqui publicadas, vendo que é tudo muito rico e de conteúdo sólido.
Li a história da revista e me inclinei mais ainda por ela, pelo fato de que todos os esforços prestados por todos aqui, frutificam-se em excelentes e concretos resultados, valendo muito pelo ressurgimento da tradicional revista e seu conteúdo. Como carioca, fiquei extremamente feliz com esse reinício. Coisa boa nunca deve acabar. O tempo por tradição sempre capitaneado por gente séria, sempre fala mais alto.
Parabéns aos descendentes da família de seus fundadores com as chancelas e autorizações, aos idealizadores e colaboradores da iniciativa e publicações. Aqui é local de conhecimento.
Com afeto.
Marcos
Boa tarde. Desculpe, não encontrei a lupa, como faço para pesquisar, por palavras, aqui no site?
De fato, nós não havíamos colocado uma ferramenta de busca no sítio. Agora tem, na página principal.
Abraço,
Gostaria de conseguir o contato de um colaborador da revista que se chama Paulo TXT (ele já foi citado em alguns artigos da revista).
Ele já me consertou amplificadores Aiko 3000 e agora perdi o contato dele.
Se puderem me ajudar eu agradeço.
José Angel Paredes
Celular 11-964854231
email angel.paredes56@gmail.com
O usuário dele no Facebook é https://www.facebook.com/paulo.txt.9 Abraço!
Tenho a coleção completa de Antenna e Eletrônica Popular, uma bela viagem no tempo