Marcelo Yared*
Mês passado publicamos a análise do amplificador integrado Gradiente PRO 1200s. Um dos integrantes da família de equipamentos da empresa na transição dos anos 1960 para os anos 1970. Era a linha LAB e PRO.
O leiaute dos painéis e suas construções internas mudaram, se tornando mais complexas e demonstrando robustez.
A geração posterior, de meados da década de 1970 e adiante, creio que devido ao crescimento da empresa, à absorção de novas tecnologias e melhoramento de seu parque industrial, a linha Model, realmente mudou tudo em relação a projetos e leiautes, com melhoras significativas na montagem interna e produção, particularmente com a ida da Gradiente para a Zona Franca de Manaus.
Atendendo à nossa solicitação, nosso confrade Albano nos encaminhou, gentilmente, para análise, o equipamento mais potente e com mais recursos da linha residencial Gradiente, daquela geração, o PRO 2000 MK-II. Houve um PRO 2000 anterior, mas o último modelo dessa linha foi o MKII, que será objeto desta análise.
Esse modelo era o mais potente da linha residencial da Gradiente à época, e fez sucesso, sendo, inclusive, utilizado em sonorização. De construção robusta, é completo e apresenta um painel sóbrio, com knobs em alumínio usinado, muito bonitos.
É um equipamento versátil, com controles de tonalidade que podem ser desativados, filtros, loudness e sistema de monitoração de fita. Saída para fone de ouvidos e seletores independentes para dois sistemas de falantes completam o conjunto.
Tem um interessante controle de modo de reprodução, bem complexo, que vai além do tradicional estéreo/mono, permitindo combinações entre os canais, chamados de A e B. Também a seleção de entrada para FM é separada, talvez pela limitação da chave de seletora de entrada, que conta com duas posições para toca-discos.
*Engenheiro Eletricista
Foi grande aparelho desejado por todos os jovens da época inclusive eu,única coisa era o alto custo para quem começava a vida com dinheiro curto. A gradiente p mim era 1 das melhores marcas da época. Saudades de todos os lançamentos daquela marca. Tenho aparelhos comprados em 1977 até hoje sem dar defeito. Isso chama-se qualidade, e preocupação com a qualidade e com seus clientes.