Uma questão de eletricidade básica de concurso público mal elaborada

Algumas questões recorrentes em concurso públicos para cargos de técnico em eletrotécnica/eletrônica envolvem a resolução de circuitos utilizando as leis dos nós e das malhas sugeridas por Kirchoff.

Vemos muitas delas que são, no mínimo, bizarras e completamente desvinculadas da realidade do dia a dia de uma bancada de reparação ou até mesmo no desenvolvimento de projetos. Isso para não falar das que aparecem nos livros de Ensino Médio no capítulo destinado ao estudo da Eletricidade.

O professor finge que ensina e o aluno finge que aprende, para passar de ano.

A questão que me proponho a analisar neste artigo caiu em 2012 na prova para o cargo de Técnico em Eletrotécnica/Eletrônica da FUNED do Governo do Estado de Minas Gerais e, a meu ver, se enquadra na categoria que eu chamo “derruba candidato e não prova nada”. Vejamos o enunciado da questão.

Considere o enunciado e a figura a seguir para responder as três próximas questões. O resistores apresentados possuem valores: R1 = 10Ω, R2 = 5Ω e R3 = 10Ω. Os geradores CC E1 e E2 valem respectivamente 4,0V e 5,0V. As ligações dos elementos elétricos nas trilhas do circuito impresso estão todas funcionando.

*Professor de Matemática e Técnico em Eletrônica

Deixe um comentário