A Fontona

Marcelo Yared*

Todo hobista ou técnico que tem uma bancada para suas montagens e reparações normalmente faz uso de fontes de alimentação estabilizadas e protegidas.

Tais fontes são os primeiros equipamentos passíveis de montagem pelo próprio usuário. Não é difícil construí-las e, hoje em dia, há muitos kits chineses ou nacionais no Mercado Livre, Ali Express e em outros sites de comércio eletrônico, disponíveis.

Esses kits são projetos confiáveis e de baixo custo, normalmente. Usualmente, até uns 30VCC é possível encontrar fontes lineares no comércio. Acima disso, basicamente, são ofertadas outras em regime de comutação (chaveadas). Resolve, mas ainda é necessário coloca-las em gabinetes, preparar painéis etc. Essa é a parte chata, e cara.

Fontes completas também podem ser adquiridas no comércio. Basicamente, também, seguem a mesma linha dos kits: até uns 35V, lineares e, acima disso, comutadas. Quase todas seguem os modelos abaixo, com alguma variação nos painéis e nos medidores. Parece até que alguma grande indústria em OEM na China, ou em outro lugar, oferece os kits e muda o painel conforme a demanda do “fabricante”.

Eu adquiri uma dessas, dupla, faz bastante tempo, com a marca Skill-Tec, e ela funciona muito bem. Vai até 32VCC por malha, com capacidade de 5A de corrente.

As mais modernas seguem os mesmos esquemas, mas mudam o painel, os medidores e oferecem, eventualmente, saídas USB, além de uma saída de 5VCC.

*Engenheiro Eletricista

Deixe um comentário