Memória – Nicolau Morozoff

Por Luis C. Morozoff – PU1MAT


Nota da edição: Este artigo de memória conta não somente a rica história de uma pessoa, prolífico colaborador de Antenna, mas também das telecomunicações e do radioamadorismo no Brasil. Vale muito a leitura!

Nascido em Campo Grande (MS), em 1931, Nicolau Morozoff, descendente de russos e gregos, sempre se interessou, desde muito cedo, por tecnologia. Aprendeu eletrônica por conta própria. Ao servir o exército, em Itajubá (MG), se encantou pela radiocomunicação, e sua passagem pelas forças armadas esteve diretamente ligada à operação dos equipamentos rádio. Ao sair do Exército, acompanhado de um transmissor valvulado de fabricação artesanal e uma antena Zeppelin, com 19 anos, foi agraciado, por seu comandante, com seu prefixo classe A PY4AJN. Seu primeiro sistema de radiocomunicação conhecido contava com um receptor Echophone (N.E.: sobre o Echophone, vide “Dicas & Diagramas”, neste volume).
Nicolau Morozoff, em Cuiabá (MT),
aos 22 anos

5 comentários sobre “Memória – Nicolau Morozoff”

  1. Ademir Machado14 de junho de 2024 às 9:28 AMResponder

    Linda história! Não conhecia a trajetória de vida e nas telecomunicações do Morozoff.

  2. Luis Morozoff14 de junho de 2024 às 11:58 AMResponder

    Muito agradecido pela oportunidade de divulgar esta história. Um fraternal abraço. 73 PU1MAT

    1. David Loos12 de julho de 2024 às 11:58 AMResponder

      Linda história!

      TFA, PP5WLU.

  3. Tadeu Boechat14 de setembro de 2024 às 11:10 AMResponder

    Trabalhamos juntos na Induco, nos anos 80 (sai da Induco em 84).
    Fizemos juntos o start-up de duas turbinas/geradores da Kongsberg na estação da Telesp em Alphaville SP, e foi muito divertido.
    Um dia fomos a um show de tango em um teatro no centro de SP, assistir ao famoso Astor Piazolla tocando seu bandoneon! Tomamos uns bons canecos de chopp, juntos!
    Bons tempos e uma ótima companhia!

  4. HENRIQUE DA COSTA15 de setembro de 2024 às 9:32 PMResponder

    Também trabalhei na INDUCO entre 1980 e1987. Pouco contato tinha com o Morozoff, entretanto, certa feita resolvi com ele um problema no pickup de um gerador de energia.

Deixe um comentário