Marcelo Yared*
A primeira parte deste artigo mostrou o amplificador Ibrape RA-105 montado com a polarização de saída fixa e com o transformador impulsor similar ao Audium 1100D, com núcleo com grão orientado (GO).
Nesta parte, substituiremos o transformador impulsor por um de núcleo com grão não orientado, projetado e produzido pela Schatz Transformadores (www.schatz.eng.br). Trata-se de uma solução muito interessante para quem quiser montar este amplificador, pois utiliza material que se encontra facilmente no comércio, ao contrário do GO.
O transformador demorou um pouco a ser entregue pelos Correios, por conta das enchentes que ocorreram na região onde está localizada a Schatz, no Rio Grande do Sul. E a espera valeu a pena; o componente veio bem embalado e tem ótimo acabamento, além de ter sido submetido aos testes de funcionamento e de segurança adequados.
Ele foi envernizado em fábrica e os enrolamentos ficaram justos na janela, em uma construção sólida. Desta forma, não apresentou nenhuma vibração nos testes de potência. Sua temperatura de trabalho não passou de 45 graus Celsius, demostrando eficiência.
As dimensões seguiram as do projeto da IBRAPE, com um empilhamento um pouco maior do núcleo e um “gap”.
Substituímos o transformador na placa que montamos, e ele ficou um pouco apertado, o que era esperado, mas nada que impedisse sua correta colocação.
*Engenheiro Eletricista
última placa é ra105 ou ra108 no cobre tá 105 no título 108….grato.
Opa! Trata-se de um gato “amplificado”. Obrigado por alertar.