O Ibrape RA-105

Marcelo Yared*

Recentemente avaliamos em Antenna um projeto da Ibrape, que foi utilizado em sonorização por muitas equipes na década de 1970, o amplificador de 250W do Boletim RA-108.

Esse amplificador foi utilizado pelo Gilberto Guarany para sonorizar os eventos da Furacão 2000, em bailes de massa, na década de 1970. Ao nos contar como fazia, ele também nos informou coisas interessantes sobre a empresa e sobre a sonorização na época. Havia muito trabalho manual e artesanal, pois os equipamentos para sonorização profissional praticamente inexistiam ou eram muito caros.

Entretanto, os primeiros amplificadores da furacão 2000, de 100 watts, foram montados pelo Gilberto, com base em um esquema oriundo das Notas Técnicas da Ibrape (RA-105), e publicado na revista Eletrônica, na década de 1960. Este também apareceu em outras publicações, com algumas modificações.

Este é o esquema dos amplificadores feitos pelo Gilberto (Figura 1):

Em nossas conversas, ele esclareceu que montou 20 desses amplificadores, perfazendo os 2000 watts da Furacão 2000. As placas impressas foram confeccionadas por um especialista que morava na cidade de Niterói – RJ, e que, segundo o Gilberto, já havia montado milhares desses amplificadores.

Gilberto Guarany ainda nos fez a gentileza de enviar uma placa nua, dos amplificadores que ele montou, que pode ser vista nas fotos abaixo.

*Engenheiro Eletricista

3 comentários sobre “O Ibrape RA-105”

  1. José Roberto Pereira16 de maio de 2024 às 11:19 AMResponder

    O artigo ficou excelente. Não fossem as fotos do instrumental moderno eu diria que estava lendo uma ANTENNA dos anos 70. É impressionante como um projeto daquela época ainda é atual e funcional. Aquela turma da IBRAPE era fora de série. Eu cheguei a montar esse amplificador, na época, com transformadores da Willkason, que lançou os dois (fonte e drive) em kit. Sua placa deve estar repousando em algum “buraco negro” do meu laboratório. Uma hora dessas eu acho. E obrigado pela citação.

  2. Jose Tadeu R T Rocha25 de junho de 2024 às 12:09 PMResponder

    Excelente amplificador, poderia me informa a classe dele ?

Deixe um comentário