A maioria dos compêndios sobre Eletrônica nos ensina que a atenuação das frequências da parte superior do espectro provoca o arredondamento dos cantos superior esquerdo e inferior direito de uma onda quadrada, o que é verdade.
Entretanto, nenhum livro, que eu saiba, informa o quanto fica arredondada a onda para cada grau de atenuação de frequências altas.
Além disso, nenhuma das obras que li explica que tanto a insuficiência como o excesso de resposta de frequências altas afetam diversamente os pulsos e as ondas quadradas.
O conhecimento desta diferença é importante para os técnicos de televisão, pois a maior parte das formas de onda presentes nos circuitos de vídeo é constituída de pulsos de várias larguras (durações), e não de ondas quadradas.
Por isso. passaremos a examinar como se compõem as ondas senoidais, quadradas e os pulsos, e como são afetados por certas características dos circuitos.
A única maneira pela qual poderemos determinar como uma faixa de resposta estreita deforma os pulsos e as ondas quadradas é pelo exame destas, após a sua passagem por filtros de respostas de frequência conhecidas. Fizemos tais verificações no laboratório da Electronic Servicing.
Damos, a seguir, os resultados dessas análises.
(*) Electronic Servicing, vol. 21, no 5. Republicado de Antenna de fevereiro de 1974