Construa Uma Yagi De Alto Ganho

Ademir Freitas Machado – PT9-HP

Já estamos selecionando os alumínios para construir nossa antena Yagi-Uda de dois elementos, de alto ganho e boa relação frente costas. O projeto tem por base o excelente trabalho do colega alemão Martin Steyer DK7ZB e os acopladores feitos com cabo coaxial de ¼ de onda. Caso você esteja muito ansioso, vá logo à página dele e veja as maravilhas que tem lá: www.dk7zb.com

Decidimos por montar nossa Yagi para a faixa de 20 metros. Por sorte os cálculos já estão lá, inclusive os detalhes para o acoplador ou choque construído com dois pedaços de cabo coaxial. Por ter o espaço estreito entre os elementos, (apenas 1,5 a 2,3m de gôndola ou boom) a impedância da antena ficará em torno de 28 ohms. As vantagens apontadas pelo colega DK7ZB não são nada desprezíveis: belos 4 dB de ganho e relação frente costas de 10 dB. A banda com baixa ROE abrange 240kHz. Se você gosta do início da faixa ou do final, a sintonia fina consiste em aumentar ou diminuir o comprimento do elemento irradiante (driver). Normalmente são poucos  centímetros maior ou menor.

DETALHE MUITO ESPECIAL: O CASADOR DE IMPEDÂNCIA

Para acoplar os 28 ohms de sua antena Yagi aos 50 ohms do cabo coaxial, você vai  precisar de um acoplador feito com dois pedaços de cabo coaxial de 75 ohms e ¼ de onda de comprimento rigorosamente em paralelo. Os cálculos são até simples e já explicamos em nosso livro publicado em Antenna: “Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos”.

Nesse cálculo leva-se em conta o “fator de velocidade” do cabo coaxial, visto que  todo meio físico reduz a velocidade da onda eletromagnética que circula por ele. Essa redução (em %) é maior nos cabos brancos para CATV. Se você conseguir cabo coaxial de boa qualidade, os RG58 tem um fator de velocidade de 0,66%. O CATV fica em torno de 0,8 a 8,85%. Nesse caso V=0,66 ou V=0,8.

E como se calcula o “comprimento de onda” de um cabo? Se não estou enganado, é dividindo a velocidade da luz que forma uma constante de 300 pela frequência em MHz. O resultado é dividido novamente por 4 e você tem então ¼ de onda.

Matching=300/14,14×0.80/4=1/4 de onda

Na prática: 300/14,15 MHz=21,20metros. Novamente dividindo esses 21,2 metros por 4 e você tem um coaxial de 5,3 metros. Mas aí entra os 0,8 do fator de velocidade. Agora multiplicando os 5,3 metros iniciais por 0,8 temos 4,24 metros de cabinho.

Deixe um comentário