Jaime Gonçalves de Moraes Filho*
Como outras tantas empresas, Antenna também enfrentou problemas durante o período da II Guerra mundial.
Ora faltavam redatores, muitos convocados a colaborar nos esforços de guerra, ora era a falta de papel de imprensa. Sem contar que muitos anunciantes deixaram de publicar seus anúncios, devido à falta de componentes eletrônicos a serem comercializados…
Com o final da II Guerra, novas esperanças surgiram. Antenna publicou no número 214 uma sugestiva capa onde o texto “E o rádio fez vibrar as antenas e os corações do mundo inteiro” sugeria um novo período de paz e prosperidade.
FIG 1 – Número 214 de Antenna – capa
Era de se esperar que os problemas que a revista vinha enfrentando tivessem, enfim, uma solução. O radioamadorismo tomava um novo impulso; colaboradores enviavam artigos; anunciantes traziam ao público as últimas novidades, porém… Faltavam tipografias para a impressão da revista.
E mais uma vez o atraso na publicação fez com que em alguns momentos a circulação fosse bimestral. Apesar disso, eram publicados artigos de grande interesse, como o “ABC do Rádio”, um cortesia da General Electric, dedicada à nova geração de rádio técnicos.
* Professor de Física e Engenheiro de Eletrônica