Marcelo Yared*
Na década de 1970 houve um grande avanço na miniaturização dos circuitos. A integração atingiu escalas e capacidades industriais. Grandes empresas como a National Semiconductors, Linear Technology, SGS, RCA, Motorola, Toshiba, Nec, Texas Instruments, Signetics, Philips e outras ofertavam semicondutores e circuitos integrados para as mais variadas funções e dos mais variados tipos.
Até a década de 1990 algumas delas se fundiram a outras e outras desapareceram, mas os circuitos integrados e semicondutores lançados por elas se tornaram padrões, por assim dizer, e todos os fabricantes ofereciam seu componente compatível com os demais.
É o caso dos amplificadores de potência monolíticos das séries LM e TDA. Originalmente lançados pela National Semiconductors (adquirida pela Texas Instruments -TI -neste século) e pela SGS-Thomson (hoje chamada de ST Microelectronics)), Continuam disponíveis até hoje no mercado. Como nota, lembramos que outros fabricantes europeus, como a NXP (antiga Philips), também produz(iam) integrados com essa nomenclatura, para diversas outras funções.
Pode-se dizer, grosso modo, que temos aqui uma visão americana e outra europeia na oferta de semicondutores.
*Engenheiro Eletricista