“As pessoas não morrem, ficam encantadas… a gente morre é para provar que viveu.” – João Guimarães Rosa
Curiosamente, Guimarães Rosa, um dos mais brilhantes escritores brasileiros, ficou encantado três dias após nos brindar com essa bela definição, em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras.
É o caso de nosso amigo, e colaborador importante de Antenna, por décadas, Sérgio Starling Gonçalves, médico por formação, mas que, desde cedo, não conseguiu se curar da doença que a todos nós aflige, o “vício da eletrônica”.
,
Seu encantamento deu-se em 12 de agosto passado, aos 77 anos, de forma súbita, e a todos pegou de surpresa.
Não passou pela vida só por passar.
Sérgio Starling foi Redator e prolífico colaborador de Antenna em sua quadra exclusivamente impressa, da década de 1970 até a década de 1990. Conduzia uma seção de informática na revista e escreveu diversos artigos, além de vários livros sobre eletrônica, som e computação, dentre eles:
– É Fácil Montar Seu Computador;
– É Fácil Consertar Seu Computador;
– É Fácil Incrementar Seu Computador;
– Injeção Eletrônica Sem Segredos;
– Segurança Eletrônica – Instalando Alarmes;
– Som – Escolhendo Amplificadores e Caixas Acústicas.
Nossos registros mostram um total de 99 artigos técnicos escritos para Antenna, entre os quais os da já citada seção de informática, e 6 para Eletrônica Popular. Um dos mais conhecidos foi sua montagem do kit de um amplificador integrado completo, o AS 3100, desenvolvido e comercializado pela Ibrape, empresa do grupo Philips, na década de 1970. Esse artigo está reeditado neste volume de Antenna, em sua homenagem, e nele pode ser vista a facilidade com que Sérgio Starling navegava pela técnica eletrônica.