Ademir Freitas Machado – PT9-HP
Equipamentos de Medidas – Medidor Simples de ROE
Embora não sejam muito caros, é sempre bom construir um e ver como funciona. Os componentes não estão numerados no esquema, pois os valores são iguais para cada tipo.
O segredo é fazer a placa de circuito impresso com as linhas captadoras de RF bem finas, pois teoricamente o aparelho poderia funcionar com baixa potência (QRP). Outra dica é substituir os resistores de carvão de 470 Ω por trimpot no mesmo valor e calibrá-los com um multímetro digital, o que garantirá um ajuste de escala mais preciso.
A calibração dará um certo trabalho, mas o resultado final valerá à pena.
Depois de montado, conecte um pequeno transmissor (pode ser um PX) num dos lados do medidor e no outro, uma carga fantasma de 50 Ω. Na falta, poderia até ser sua antena, desde que você saiba que ela tem ROE 1:1.
1 – Coloque a chave HH (ou outro tipo) numa posição. Assuma que seja a posição ADJ
(ajuste ou “cal”).
2 – Pressione a tecla do microfone, estando em Amplitude Modulada.
3 – O ponteiro avançou para o final da escala? Se sim, acione o potenciômetro para que ele chegue ao final e não ultrapasse o último marco da escala. Se o ponteiro colou “para trás”, deve-se inverter a posição do rádio/antena. A chave HH está invertida. Inverta a posição da marca ADJ/ROE.
4 – Coloque a chave HH agora na posição ROE. Aperte o mike e veja o resultado.
5 – Meça a ROE. Se o ponteiro do instrumento nem se mexeu, é sinal que a ROE está 1:1 e o aparelho calibrado.
6 – Se houve algum avanço do ponteiro, há um desequilíbrio nos valores dos resistores de 470 Ω. Se você usou trimpots, recalibre cada um deles, cuidadosamente, até obter os 1:1.
Agora, como calibrar o medidor para saber o valor exato da ROE, se ela for acima de 1:1?
Existe um macete simples. No lugar da carga não-irradiante (fantasma), use agora um resistor de 75 Ω (ROE 1,5:1); 100 Ω (ROE 2:1); 150 Ω (ROE 3:1) e 300 Ω (ROE 6:1).