João Alexandre Silveira*
Esta terceira parte de nosso projeto de uma interface HID (Human Interface Device), para ser usada com o Google Street, uma ferramenta do Google Maps, era para ser a última desta série.
Para esta parte, depois de escrever e testar alguns scripts em Python para ler o status de um botão on-off, o valor ôhmico no cursor de um potenciômetro e as coordenadas x-y do eixo de um joystick conectados em um Arduino ProMicro, começamos a montagem definitiva dos componentes eletrônicos numa base de madeira, para depois conectar tudo num PC e caminhar pelas ruas do Google Street.
Aí pensamos: Como uma inteligência artificial escreveria os scripts para essa nossa interface HID? Resolvemos experimentar.
Na segunda parte dessa série vimos como configurar e testar o Arduino ProMicro com um cabo USB no PC e um pequeno script carregado no Arduino, que faz piscar seu LED RX em sua porta digital 17.
Simulamos um sensor resistivo usando um potenciômetro de 1K, conectado na porta analógica A0 do Arduino. O resultado pôde ser observado no Monitor Serial incorporado ao seu IDE. Também testamos um sensor de luminosidade (um LDR), num divisor de tensão nessa mesma porta A0 do Arduino, e pudemos ver o resultado num plotter, também no IDE.
Por fim, ainda com o mesmo circuito com LDR, criamos um script em Python para ler no Terminal do editor VSCode a variação de luminosidade nesse LDR.
*Autor do livro “Experimentos com o Arduino”, disponível em www.amazon.com.br