Marcelo Yared*
Após o Christian Luloian, administrador do grupo Quásar no Facebook, generosamente me convidar a participar dele, não pude me furtar a participar de algumas discussões lá, relativas, principalmente, a caixas e amplificadores daquela marca.
Como o primeiro amplificador de estado sólido que possuí, não montado por mim, foi um modelo QA7070-X daquela empresa, gostava da marca e digo que o valente amplificador me deu muitas alegrias e sonorizou muitos bailes na minha juventude. Ele foi analisado em Antenna, recentemente.
Já havia restaurado um QA4400, bem mais sofisticado, da mesma empresa, que, de uma forma geral, não representava o circuito “burrinho de carga” que fez o nome da empresa na década de setenta, seja nos “tijolinhos” QA2XXX ou nos amplificadores integrados congêneres, famosos por estamparem os conhecidos “295W IHF” em seus painéis ou em seus encartes.
Assim, após um ataque de saudosismo, resolvi trabalhar em um QA2240, fabricado em 1979, que adquiri por um bom preço faz algum tempo (e que iria servir para experimentos com módulos em classe D), restaurando seus circuitos, inserindo alguns ajustes e, creio eu, melhoramentos, que agora descrevo, para aqueles que tenham interesse.
*Engenheiro Eletricista