Jaime Gonçalves de Moraes Filho*
A Televisão e Seus Pioneiros
Embora a televisão tenha surgido comercialmente no ano de 1950, alguns pioneiros, contando apenas com o esforço próprio e muita dedicação, alguns anos antes, conseguiram a façanha de transmitir imagens através das ondas de rádio, utilizando-se de equipamentos construídos em suas humildes oficinas.
Como em tantos outros casos, acaba por surgir uma verdadeira corrida em busca de um resultado final, na qual nenhum dos concorrentes tem conhecimento dos esforços alheios, atingindo seus objetivos quase ao mesmo tempo. Com a televisão não poderia ser diferente…
Enquanto no Rio de Janeiro, um grupo da antiga Escola Técnica Nacional (atual CEFET) orientado pelo radioamador PY2CL, Eduardo Ferreira da Rocha, tinha em 1946 seu trabalho amplamente divulgado, inclusive na capa de Antenna, outro pesquisador, quase desconhecido, trabalhava em Minas Gerais para construir um sistema de televisão.
Este pioneiro foi Olavo Bastos Freire, nascido no ano de 1925, em Leopoldina – MG. Em 1938, como autodidata, iniciou seus estudos sobre o rádio, até se empregar na firma A. Villela & Andrade como técnico. Porém dois anos antes, quando a BBC de Londres lançou a televisão para o público, Olavo interessou-se pelo assunto e começou a estudar a matéria com afinco.
Em 1941, construiu o seu primeiro osciloscópio com tubo de raios catódicos, funcionando como monitor de TV em circuito fechado. Em 1946, adquiriu, no Rio de Janeiro, um Iconoscópio RCA 1847 (válvula captadora de imagens), iniciando a construção da sua Câmera de TV experimental, tendo terminado em dezembro do mesmo ano. Foi quando conseguiu obter a primeira imagem no monitor da própria câmera.
*Professor de Física e Engenheiro de Eletrônica