Marcelo Yared*
O assunto classe D nas listas de discussão sobre amplificadores de áudio tem sido um dos “hot topics” faz algum tempo.
Na última década houve um crescimento significativo na oferta de produtos dessa categoria. Muitos produtos novos e várias possibilidades para a turma do DIY surgiram. Em Antenna já avaliamos um deles, um pouco mais antigo, baseado no integrado IRS2092, da Intersil.
Temos também a família TPA da Texas Instruments, com alguns componentes bastante interessantes, e extremamente compactos. É o caso do TPA3118 desta análise, que, como o leitor pode observar na foto acima, permite montagens pequenas para entregar potência relativamente alta à carga. Um minúsculo “chip” SMD, montado em uma placa de uns 5cm por 3cm que, segundo a Texas, pode produz 2X30W contínuos em 8Ω de carga e 2X50W em 4Ω.
O relativamente alto no parágrafo acima se refere ao fato de que, durante muito tempo, 50 watts por canal em um amplificador residencial era considerada uma potência de media para alta. Hoje, ela pode ser fornecida por um circuito que cabe em um montagem um pouco maior que um selo postal grande… um avanço notável.
O TPA3118 é um componente encapsulado em padrão SMD, invólucro HTSSOP de 32 pinos com o “tab” do dissipador para baixo, e incorpora dois amplificadores em classe D, em ponte, com proteção térmica, de sobrevoltagem, de subvoltagem, detecção de CC, curto circuito, bem como entrada diferencial e programações variadas de potência, além de circuito de silenciamento incorporado.
*Engenheiro Eletricista