Jaime Gonçalves de Moraes Filho*
As Trapizongas
Por diversas vezes, Antenna publicou artigos sobre equipamentos comerciais ou montagens que fugiam dos padrões usuais daquela época. Alguns eram criações dos leitores, outros, traduções de publicações estrangeiras, porém, todos eles classificados pelo nosso saudoso Gilberto Afonso Penna como autênticas “Trapizongas”. Vamos conhecer algumas :
“Alto–fallante sobre simples Galena” – No início da Radiofonia, a amplificação sonora ainda constituía um enorme problema, dada a dificuldade de se encontrar válvulas adequadas, transformadores e, depois de tudo, a alimentação do sistema . Isto fez com que a criatividade alcançasse níveis inimagináveis.
.
Em maio de 1927, Antenna publicava uma montagem sui-generis: Um amplificador mecânico! Nada de válvulas, capacitores ou resistores. Tudo baseado em um engenhoso sistema de alavancas. Sobre a membrana de um fone , adaptava-se uma haste (braço da alavanca), na qual a outra extremidade repousava sobre uma cápsula de microfone de carvão. Infelizmente não tivemos relatos sobre o sucesso ou não de tal trapizonga.
Figura 1 – Alto-falante sobre simples Galena
* Professor de Física e Engenheiro de Eletrônica
Era uma época que exigia muita criatividade e pensamento “fora da caixa”!