Alfredo Manhães*
Introdução
A eletricidade é um ramo da Física que investiga os fenômenos associados à presença e movimentação de cargas elétricas. A palavra tem origem no termo francês électricité, que deriva do grego ἤλεκτρον, significando eléctron ou âmbar, que foi a substância onde os efeitos da presença de cargas elétricas foram observados pela primeira vez.
A eletrônica pode ser entendida como um ramo da eletricidade que se caracteriza pela capacidade de manipular o comportamento dos elétrons, agindo sobre grandezas como tensão, corrente, resistência etc. Os conhecimentos em eletrônica permitem que projetos de circuitos eletrônicos simples ou complexos (figura 1) sejam construídos para atender às inúmeras necessidades dos seres humanos.
Nesta série de artigos trataremos de alguns conceitos fundamentais para o correto entendimento da eletrônica e do funcionamento de um circuito eletrônico, de forma a compreender suas diversas aplicações.
O Átomo
A Física moderna considera que o Universo conhecido pode se manifestar sob dois aspectos: matéria ou energia. E embora possam parecer bem diferentes, eles exprimem uma mesma realidade.
[1] Fonte: imagem de Tide He burleson matthew – Pixabay (2020)