Marcelo Yared*
Em edições anteriores de Antenna, foram feitas as análises de produtos da Spectro Indústria Eletrônica, uma empresa sediada no Rio de Janeiro e que hoje já não mais existe.
Particularmente os amplificadores SQA-2100 e SQA-2060 fizeram bastante sucesso, por seu desenho industrial moderno, bem ao estilo da década de 1970, um tanto quanto “futurísticos”, por assim dizer. Os equipamentos não se saíram mal na bancada de testes e seu tamanho compacto recebeu elogios, como também o capricho construtivo.
Então, entendíamos que a linha de produtos da empresa, que não sobreviveu à década de 1980, era bem conhecida e estava bem descrita para os nossos leitores… até que um confrade de nossas listas de discussão de áudio vintage, o Rômulo, me mandou uma foto do amplificador Spectro BPA-2150.
Já havíamos visto sua nomenclatura no sítio Audiorama, mas não tínhamos, até então, uma simples foto ou qualquer descrição sobre o aparelho. Uma pesquisa no Google também só retornou a página citada, e mais nada.
Seguindo a nomenclatura adotada pela Spectro, podemos inferir que se trata de um amplificador de potência, com capacidade para operação em ponte “bridge” (BPA) e capaz de entregar 150 watts contínuos à carga.
Vimos que o amplificador poderia dar uma interessante análise em Antenna, pois, das anteriores, sabíamos que o tamanho do aparelho já era um pouco apertado para entregar 100 watts contínuos, então, 150 watts é algo que a engenharia da empresa deve ter quebrado a cabeça para conseguir entregar.
*Engenheiro Eletricista