Marcelo Yared*
Nos meses passados, fizemos as análises de vários pré-amplificadores da “época de ouro” do áudio nacional.
Quase todos saíram-se muito bem, com boas características objetivas. Alguns padeciam de acabamento e industrialização deficiente, mas os mais caros e mais conhecidos apresentaram boa construção e acabamento.
Ficamos, então, interessados na comparação do que era oferecido no mercado internacional, na época.
Daí, recebi para análise, de nosso confrade Regivaldo, mais uma vez, uma dupla de respeito da década de 1980, no mercado internacional. Trata-se da linha 77 da Sony, que compreende este pré-amplificador, e seu par, o amplificador de potência TA-N77ES. Iniciaremos com a análise do pré.
O TA-E77ESD foi o primeiro pré-amplificador da Sony desde os TA-E7B e TA-E88B, do final dos anos 1970, e foi comercializado até 1989.
Era muito procurado e tinha reputação de ter altíssima qualidade. Veremos se ele fazia jus a ela.
No que toca ao acabamento, podemos dizer que é muito bom. Material de excelente qualidade, parafusos muito bem acabados, com roscas de encaixe perfeito, potenciômetros suaves, chaves idem. Design sóbrio e excelente construção.
Esta versão tem entradas digitais, para as, então, novíssimas tecnologias de CD, Laserdisc e DAT. Há um modelo sem as entradas digitais, mas esta, dizem, é “mosca branca de olho azul”, muito difícil de se encontrar.
*Engenheiro eletricista