Marcelo Yared*
Uma Análise Comparativa
Em dezembro de 2020, em Antenna, publicamos a análise do amplificador integrado model 246, da Gradiente.
Para efeitos de comparação, em relação ao uso do “Super A” naquele equipamento, fizemos também algumas medidas em um outro amplificador, o model 126. Este apresentou boas características técnicas e, por isto, resolvemos realizar uma avaliação mais detalhada dele.
A linha anterior de amplificadores integrados da empresa era composta pelos model 80, 120, 160 e 360. Com o lançamento da linha Compo, foram substituídos pelos model 76, 86, 126, 166, 246 e 366.
Na época, e, creio, ainda hoje, era costume de certos fabricantes, e não apenas da indústria de áudio, trocar a “embalagem” de seus produtos sem alterar o conteúdo (algumas vezes com aumento de preço). Coisas de marquetingue, estratégia de vendas etc.
Então, vemos que a Gradiente, durante a década de 1970, basicamente manteve seus circuito e equipamentos dentro de um certo padrão. A partir do final da década, passou a inovar, e a linha model mostra isso. Tal fato deveu-se, e isso é suposição minha, à internacionalização da marca.
De meados para o fim da década de 1970 a Gradiente passou a exportar seus produtos para a américa do norte. Após a aquisição da Garrard, tentou abrir mercado na Europa também.
*Engenheiro Eletricista
Show de Bola a analise, meus parabéns!