João Yazbek*
Em nosso artigo anterior sobre controles tonais, volume e loudness, procuramos esclarecer alguns conceitos importantes sobre o processamento de sinal dos pré-amplificadores e qual seria a tecnologia mais moderna a ser utilizada para esses controles.
Produtos modernos, além de possuir controles ativos, possuem dois tipos de entradas e saídas: balanceadas e desbalanceadas. Além disso, produtos que possuem entradas balanceadas podem ser bastante diferentes na forma como o sinal balanceado é tratado no interior do produto. Este é o assunto deste mês.
Entradas e saídas balanceadas são as conexões padrão no mundo do áudio profissional, em função de suas características para o uso em PA (Public Address) e instalações de porte.
Há muito tempo, elas são utilizadas com sucesso e ultimamente estas conexões têm sido vistas em produtos mais sofisticados para uso residencial. Quais são as vantagens para o usuário residencial do uso de conexões balanceadas?
A conexão balanceada foi criada para reduzir significativamente a captação de ruídos pelos cabos de interconexão. Os cabos de áudio, usualmente, possuem blindagem, e esta blindagem é apenas suficiente para proteger o sinal de parte dos sinais não desejados incidentes neles.
Nos cabos tradicionais, desbalanceados, o sinal interferente atinge da mesma forma o condutor de sinal e condutor de terra da blindagem. Isso faz com que esse sinal apareça na entrada do equipamento em ambos os condutores e o ruído é rejeitado parcialmente pela entrada do produto receptor. Para melhorar isso é que foram criadas as entradas balanceadas. Nesse tipo de produto, a rejeição a sinais captados pelo cabo é muito maior do que na conexão comum desbalanceada, aquela que utiliza os conectores RCA, bastante conhecidos do leitor.
É bom lembrar que no ambiente doméstico há hoje uma grande quantidade de ruído eletromagnético, como aqueles radiados pela antena do celular, pelos diversos microprocessadores utilizados em computadores e TVs, e até mesmo em produtos de áudio com extensa decodificação digital.
*Mestre em Engenharia Eletrônica