Jaime Gonçalves de Moraes Filho*
O número de setembro de 1928 nos apresenta algumas curiosidades: Na primeira página temos o anúncio de um conjunto moto-gerador de 1000V – 300 W e 12 V – 150W, destinado a alimentação de placa e filamento de estações de radioamadores.
Na época, era a única maneira de se obter a alta tensão em corrente contínua, uma vez que os sistemas de retificação domésticos não eram capazes de alimentar um transmissor. Tal sistema consistia em um motor universal ligado à rede elétrica de 127 V, tendo acoplado ao seu eixo um gerador para a alta tensão e mais os12 V. O funcionamento de tal conjunto originava uma série de centelhas nos coletores, tornando um tanto fantasmagórica a operação de um simples transmissor de rádio.
Figura 1 – Conjunto moto-gerador
A segunda novidade vem através do lançamento de um Suplemento, que, segundo a redação, “atendia à solicitação dos consulentes”. A razão de tal pedido estava relacionada com a seção “Diga-me Por que”, a qual estava sobrecarregada de pedidos dos leitores. Lembremo-nos que, naquela ocasião, em que os meios de comunicação eram precários, os técnicos muitas vezes dependiam de uma orientação prestada através de uma troca de correspondências, a qual poderia demorar de um a três meses.
* Professor de Física e Engenheiro de Eletrônica