João Yazbek*
Tratamos, em vários artigos anteriores, do assunto caixas acústicas e subwoofers, esmiuçando detalhes desses, com o objetivo de informar corretamente nossos leitores.
Vamos discutir agora o que se deve levar em conta na audição de caixas acústicas. A audição crítica de caixas acústicas é uma arte que se aprende ao longo de anos de prática e depende de conhecimento teórico e muita tempo de audição.
Logicamente, não estaremos aqui abordando o assunto de forma completa, mas algumas orientações gerais podem ser de muita valia para ajudar o usuário ou o profissional da área na árdua tarefa de escolher um conjunto de caixas acústicas.
Quem desejar se aprofundar nessa arte precisará passar a ouvir muita música ao vivo, e quanto menos eletrônica a apresentação musical usar, melhor será o benefício. Isso porque a referência utilizada será sempre aquilo que se ouve ao vivo, com o mínimo de eletrônica interferindo na reprodução, e é nesse ambiente que o ouvido tem de ser treinado e a memória auditiva tem de ser exercitada.
Partindo da premissa de que a eletrônica que está acionando as caixas acústicas em avaliação é de boa qualidade e sua resposta em frequência é plana, vamos discutir brevemente o que é bom, o que é ruim e o que pode ser percebido na audição de caixas acústicas.
Iniciando pelos graves, verifique se a caixa tem graves rápidos, secos e se é possível distinguir diferentes tons graves. Se você tem dúvida sobre isso, observe justamente o oposto, que é muito fácil de ser observado em sistemas de áudio para carro de baixa qualidade: caixas de graves sintonizadas de forma que os graves que saem dela são sempre iguais, independente da música.
Isso é o que se chama de “graves de uma nota só”, onde a caixa está sempre em ressonância pronunciada em torno de uma certa frequência e fica difícil distinguir a musicalidade dos graves, pois tudo parece igual, independente do tipo de música reproduzida.
Se você notar esse comportamento não musical em um conjunto em avaliação, você está defronte a um sistema mal projetado e de baixa performance. Note também que há caixas que não tem impacto nos graves, onde este parece não ter potência, de forma que o som parece enlatado.
*Mestre em Engenharia Eletrônica