João Yazbek*
No geral, as versões mais recentes de HDMI têm boa performance de áudio e vídeo, tendo sido equacionada a questão do jitter do canal de áudio.
Hoje em dia há produtos no mercado dedicados somente à reprodução de áudio, cuja conexão é feita exclusivamente por HDMI, dada a performance e capacidade de transmissão de dados das revisões mais recentes.
A facilidade na conexão proporcionada ao usuário é o grande benefício desse padrão, seguida de perto pelos recursos das revisões mais recentes.
Muito provavelmente o maior problema do HDMI atualmente, citado por instaladores e consumidores finais, é o não funcionamento do vídeo (tela escura) ou o funcionamento intermitente dele ( aparece / desaparece), que pode ter uma série de causas. A principal delas é a existência de problemas com a integridade do sinal (degradação do sinal ao longo de cabos ruins ou muito longos), e também de receptores que tem entradas que não conseguem ler adequadamente sinais de qualidade mediana para ruim.
Há, também, problemas de tela escura gerados pelo sistema de proteção de conteúdo (HDCP), mas isso é assunto para outra oportunidade.
No mês passado, falamos sobre as conexões de áudio e vídeo, em especial sobre a conexão HDMI. Avaliamos rapidamente qual é performance esperada de áudio desta conexão, e também abordamos brevemente a questão dos problemas eventualmente encontrados ao se conectar aparelhos através do HDMI.
Uma das formas de garantir que não existam problemas é usar cabos de boa qualidade, do tipo correto para sua aplicação (veja mais sobre isso abaixo) e também certificar-se que os aparelhos conectados através da conexão HDMI sejam compatíveis entre si.
*Mestre em Engenharia Eletrônica