João Yazbek*
Parte I
A conexão HDMI (de High-Definition Multimedia Interface – ou Interface Multimídia de Alta Definição) é uma interface padrão de conexão totalmente digital que transmite vídeo, áudio e também sinais de controle. O sinal digital de áudio e vídeo é transmitido de uma fonte HDMI, como um Blu-ray player ou decodificador de TV digital a um receptor compatível, que pode ser uma televisão digital, um monitor de PC, um projetor de vídeo ou um receiver/processador de áudio.
Um pouco de história
A interface HDMI foi criada por um consórcio de empresas, cujos fundadores são a Hitachi, a Matsushita (dona da marca Panasonic), a Philips, a Silicon Image, a Sony, a Thomson (dona da marca RCA) e a Toshiba. Uma empresa chamada Digital Content Protection LLC fornece a proteção de conteúdo de alta definição, o chamado HDCP. O HDMI foi pensado para ser um conector de áudio e vídeo que fosse compatível com um padrão comum no início dos anos 2000, o DVI.
Ele foi projetado para ser melhor que o DVI, utilizando um conector menor, adicionando suporte para o envio de sinais de áudio digital e também incluindo funções de controle de produtos eletrônicos de consumo.
Segundo a própria entidade que gerencia o padrão, hoje existem milhares de fabricantes de produtos com HDMI – que tem de ser licenciado – e bilhões de produtos com a interface fabricados.
Uma breve introdução às conexões de vídeo
Na discussão da interface HDMI o áudio passa a ser indissociável do vídeo; logo, teremos de falar de vídeo, que não é o assunto principal de nossa série mensal. Aproveitamos aqui para apresentar ao leitor uma visão das entradas de vídeo presentes nos receivers e processadores de Home-Theater.
*Mestre em Engenharia Eletrônica