João Yazbek*
Nos últimos meses falamos bastante sobre caixas acústicas, gabinetes, alto-falantes e crossovers, sempre considerando a caixa acústica do tipo mais comum, que é a tradicional caixa de radiação frontal (ou direta), como as caixas frontais esquerda e direita de um sistema estéreo ou de Home-theater.
No caso específico do Home-theater, temos alguns tipos especiais de caixas acústicas, como a caixa acústica utilizada no canal central, as caixas utilizadas nos canais surround e por fim, o subwoofer. Cada um desses produtos tem seus detalhes. Trataremos, neste artigo, dos dois primeiros.
O canal central
A caixa para o canal central do home-theater é aquela onde os diálogos do filme serão apresentados e, como tal, ela necessita ter excelente definição nas frequências médias, que é a região de frequências onde a voz humana está.
Alguns argumentam que ela é a caixa mais importante do sistema, por necessitar reproduzir os diálogos com clareza.
Na realidade, as caixas frontais também são muito importantes, tanto para música como para filmes, de forma que as três devem ter boa qualidade e, preferencialmente, o mesmo timbre.
O critério utilizado para a definição do formato do canal central é que ele fique abaixo ou acima do televisor ou da tela de projeção, alinhado bem no meio do campo de visão.
*Mestre em Engenharia Eletrônica