A cargo de Ademir, PT9HP
(Texto e Fotos do Autor)
Os técnicos calejados em consertos de rádios Faixa do Cidadão costumam fazer este ajuste de olhos fechados, mas observamos, mesmo em vídeos na internet, alguns equívocos.
A BIAS (leia-se “baias”) nada mais é que a corrente de repouso – uns poucos miliamperes – que polarizam corretamente os transistores pré e saída. Como no caso do Cobra 148 GTL e de alguns clones, o VR-148 GTL, e o pai dos dois, o Ranger 296, o esquema é praticamente idêntico, salvo a posição na placa de alguns componentes. No esquema, não se observa nenhuma diferença.
É importante ressaltar que futricar bobinas e trimpots, sem saber o que está se fazendo, pode deixar o aparelho desalinhado, necessitando instrumental como osciloscópio, gerador de sinais e gerador de áudio, para seu ajuste correto.
Infelizmente temos ” entendidos ” que se acham mais qualificados ate do que projetou os circuitos para os quais os limites de potencia do radio – 4 w em am e 12w em ssb – sao insuficientes e, nao raro, nao resistem a tentaçao de ” palitar ” um indutor ou outro…