Agora – e isto é importante – coloque a ponteira preta do multímetro na ponta do fio verde, onde tem um conector oco. Ele é encaixado em TP-8. Se estiver em TP-7, dá na mesma.
Em seguida, aperte a tecla PTT (SEM MODULAR) e veja no multímetro, na escala de miliamperes (mA) a leitura que dá. O ajuste do pré (VR-9) deve dar 30mA na escala de miliamperes do multímetro.
Se você fechou os dois trimpots (sentido anti-horário) antes do teste, ajuste VR-9 para obter 30mA na escala do multímetro.
Agora coloque a ponteira preta no fio violeta. A ponteira vermelha continua no mesmo lugar. Repita a operação, agora abrindo trimpot VR-8 para obter 50mA na escala do multímetro.
Se tudo deu certo, o ajuste de BIAS foi um sucesso. Recoloque os fios verde e violeta nos dois pinos na placa do rádio, TP-8 e TP-7.
E se não der o ajuste seguindo as cores dos fios?
Raramente acontece numa linha de produção se achar o fio verde e o violeta trocados. Então, tente o ajuste do pré VR-9 colocando a ponteira preta no fio violeta. Em todo caso, o trimpot será aberto só um pouco, raramente passando do “meio-dia”, ou centro da peça.
Finalizando, espero que você seja um técnico em eletrônica e não um curioso.
Mesmo um técnico pode cometer deslizes e, sinceramente falando, raramente vi no YouTube um técnico elogiando o trabalho de outro. Mas tem os “feras” para quem qualquer um “tira o chapéu” pelo conhecimento e esmero com que trabalham um rádio.
Infelizmente temos ” entendidos ” que se acham mais qualificados ate do que projetou os circuitos para os quais os limites de potencia do radio – 4 w em am e 12w em ssb – sao insuficientes e, nao raro, nao resistem a tentaçao de ” palitar ” um indutor ou outro…