AJUSTE DA BIAS NO COBRA 148 GTL

Esse ajuste de BIAS – primeiramente do transistor driver ou pré, neste caso um 2SC-2166 e do transistor de saída, um 2SC-1969, faz com que se consiga a potência correta para a qual o aparelho foi projetado. Uns 12 watts de saída em SSB e uns 4 watts em AM. Claro, “espremendo” um pouco mais, injetando mais corrente para os coletores, haverá um aumento de potência. Mas, para estes modelos de rádio e em muitos outros mais modernos, esse incremento nos watts de saída significa componentes aquecendo mais e vida deles também mais curta.

Observando o esquema – e alguns técnicos cometem esse erro mesmo em vídeos – vemos que os dois pontos de teste (Test Points) são interligados. Portanto, TP-7 e TP-8 são dois pinos ligados um ao outro. Observe a placa de circuito impresso por baixo (Foto 1). A diferença é que os fios verde e violeta vão para pontos diferentes na placa.

Observe também que o fio verde está relacionado ao ajuste do pré, neste caso o trimpot VR-9. O fio violeta leva ao trimpot VR-8 que ajusta a corrente BIAS do transistor final, o 2SC-1969.

Aqui entra um pouco de raciocínio prático: seguindo o esquema (Foto 2), veja que os dois fios ligados em pinos diferentes, na verdade, estão recebendo a mesma corrente, mas ajustada individualmente pelos trimpot VR-8 e VR-9.

Foto 1 – Acima, TP-8 e TP-7, dois conectores encaixados em dois pinos soldados na placa de circuito impresso. Eles estão ligados um ao outro.

Um comentário sobre “AJUSTE DA BIAS NO COBRA 148 GTL”

  1. Carlos Teutschbeim17 de dezembro de 2021 às 10:37 PMResponder

    Infelizmente temos ” entendidos ” que se acham mais qualificados ate do que projetou os circuitos para os quais os limites de potencia do radio – 4 w em am e 12w em ssb – sao insuficientes e, nao raro, nao resistem a tentaçao de ” palitar ” um indutor ou outro…

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